sábado, 12 de novembro de 2016

Violinos Stradivarius #1



Os violinos Stradivarius foram feitos à mão por Antonio Stradivari., se acreditava ter nascido em Cremona, Itália, em 1644. Embora os detalhes de sua infância, incluindo o seu local de nascimento e de como ele conseguiu se tornar o luthier mais habilidoso em Cremona Itália.


Stradivari fabricou mais de mil violinos e instrumentos durante sua vida, cerca de 650 dos quais ainda existem hoje. Esses violinos e instrumentos são considerados os melhores de todos os tempos e continuam a ser o padrão em forma, som e beleza. Hoje em dia, você pode comprar um violino em vários sites e lojas, que podem variar de qualidade do material(madeira, montagem, medidas, acabamento, verniz) e o preço que podem iniciar da faixa mínima de R$ 120. Mas se falamos de violinos feitos por autores, ou luthiers o preço è acima dos R$ 3.000.


O primeiro violino Stradivarius conhecido foi feito em 1666, quando Stradivari tinha apenas 22 anos. Alguns acreditam que ele era o aprendiz de Nicolo Amati, neto do fabricante de violinos, Andrea Amati (1511-1577). Outra implicação é que ele era um carpinteiro de profissão, o que explicaria o seu talento genial na concepção e elaboração.



Durante o início de sua carreira, Stradivari criou violinos no estilo clássico de Amati. No entanto, mesmo utilizando técnicas tradicionais, sua habilidade e talento foi impressionante.

Na década de 1680, Stradivari finalmente se liberou da forma Amati, para criar seus próprios modelos de violino. Stradivari fabricou seus melhores instrumentos no período 1700-1725. Foi nessa época que ele projetou e aperfeiçoou seus violinos, estabelecendo o padrão para os artesãos do futuro. Durante o seu período áureo, Stradivari criado violinos cujas caixas de som são incomparáveis até hoje.
Alguns de seus violinos mais famosos criados durante o seu período de ouro incluem o 1715 e o 1716 Lipinski Messias. Nunca vendidos ou cedidos, o Messias permaneceu com o seu criador até sua morte. Junto com violinos, Stradivari também fez outros instrumentos de cordas, incluindo violoncelos, alaúdes, bandolins, violões e harpas.


Violinos, Viola e Violoncelo "Helier"

Stradivari continuou a criar instrumentos incomparáveis em seus mais de 70 anos. À medida que envelhecia e em seus oitenta anos, o seu trabalho parece um pouco menos imaculado do que aqueles que ele criou durante os anos dourados. No entanto, ele continuou a artesanato de instrumentos até sua morte em 1737, incluindo o 1733 Khevenhiiller.
Ana Silva Ferreri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui!!